A Turmalina Paraíba foi descoberta no início dos anos 1980 no sertão da Paraíba, no município de Salgadinho, no distrito de São José da Batalha. Nos anos 1990 ficou conhecida no mundo e desde então se tornou uma das gemas mais desejadas do planeta. Tornou-se requisitada na Europa, com o quilate custando em média 30 mil dólares.

A Turmalina Paraíba possui essa cor verde-azulada, de brilho intenso, por conta da quantidade de cobre (0.37-2.38 % de CuO por peso) na sua composição. As turmalinas fazem parte dos grupos dos elbaítes, minerais compostos de silicato de sódio, lítio, alumínio e boro. Porém, essa composição química é considerada complexa e pode variar, o que faz com que as turmalinas ganhem diferentes cores. Elas podem ser encontradas nas cores: azul, rosa, verde, na combinação verde e vermelha, entre outras. No entanto, a Turmalina Paraíba, dentre todas, é a que mais encanta por conta da sua cor e brilho. Outro fator que a faz mais cobiçada é a sua raridade, ela foi encontrada em apenas três lugares do mundo, no Brasil, em Moçambique e na Nigéria.

Esses são alguns dos fatores que fazem da Turmalina Paraíba uma gema tão valorizada e cobiçada no mundo.

Vamos aprender um pouco mais sobre essa pedra que encanta pelo seu brilho e cor exuberante? Neste ebook, vamos apresentar as principais características da Turmalina Paraíba.